Buscar
  • comercial66780

Visita técnica para inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE) é realizada na Rio Deserto


A responsável técnica e o diretor da APQ Gestão para Sustentabilidade, Quelem Selau e Paulo Bigolin, respectivamente, visitaram a Unidade de Extração Mina 101, em Içara, da Rio Deserto, na última sexta-feira, 13 de maio. O objetivo foi conhecer pessoalmente os processos e práticas, de forma a garantir assertividade no inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE), que está sendo elaborado. A ação reflete a atenção da Rio Deserto com a sustentabilidade.

O coordenador de gestão da qualidade nas unidades de mineração da Rio Deserto, Giovani Luz, afirma que conhecer o processo pessoalmente possibilita a confirmação de informações já existentes e a identificação de outras possíveis etapas a serem mapeadas. “Após a realização do inventário, será feito um treinamento para a elaboração do relatório em conformidade com o GHG Protocol, uma ferramenta reconhecida internacionalmente para a contabilização de Gases do Efeito Estufa, de acordo com os princípios da ISO 14064”, explica.

A responsável técnica da APQ Gestão para Sustentabilidade, Quelem Selau, ressalta que a visita é muito importante no levantamento e mapeamento das fontes diretas de emissão de GEE. “Tivemos a oportunidade de presenciar todo o processo da unidade de extração de carvão mineral, a tecnologia empregada e, principalmente, os procedimentos de controle ambiental”, sublinha. Segundo ela, agora serão calculadas as emissões diretas e indiretas. “Com o inventário finalizado, será possível dar sequência à Gestão Estratégica do Carbono”, enfatiza.


Desenvolvimento sustentável

A Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa é um assunto mundial. A Rio Deserto, por ser comprometida com o desenvolvimento sustentável, está acompanhando o movimento, quer quantificar as emissões, bem como manter e evoluir iniciativas e projetos que proporcionem a mitigação dos efeitos.



ODS 13

A iniciativa da Rio Deserto relacionada à Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa está conectada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com ênfase no ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).


Imagens fornecidas pela empresa Rio Deserto.


12 visualizações0 comentário
whats.png