top of page
Buscar
  • Foto do escritorQuelem Selau

ABCarbon Conference - Edição Porto Alegre

Conferência debate soluções inovadoras para a redução de emissões de carbono


O evento será realizado no dia 1º de julho e conta com apoio da APQ Gestão para Sustentabilidade


A Associação Brasileira de Créditos de Carbono e Metano (Abcarbon) realizará no dia 1º de julho, das 9h às 17h, a primeira edição da Abcarbon Conference, que acontecerá no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, reunirá empresas, governos e produtores rurais para compartilhar e debater boas práticas de Environmental, Social and Governance (ESG), mercado de créditos de carbono e tecnologia. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em: https://www.sympla.com.br/evento/abcarbon-conference/1992217


Segundo a presidente da Abcarbon, Rita Ferrão, a conferência tem como objetivo principal educar e conscientizar pessoas e empresas sobre as questões de ESG e crédito de carbono. “O evento reunirá especialistas e profissionais de diferentes áreas para discutir e buscar soluções inovadoras para a redução de emissões de carbono e sustentabilidade”, afirma, salientando a importância de promover o diálogo e a conexão de conhecimentos, visando acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e encorajar o enfrentamento aos desafios climáticos.

A 1ª Abcarbon Conference contará com painéis sobre diversos temas, como a certificação e valorização dos créditos de carbono, questões ambientais como o Pacto Global para a redução de emissões de carbono e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) dentro da Agenda 2030 assinada por governos em todo o mundo.

Experiências de boas práticas de sustentabilidade serão apresentadas por corporações como Banrisul, Randoncorp, Piccadilly e Arezzo. Também haverá cases de pequenas empresas, que vêm ganhando mercado nacional e internacional com práticas que unem meio ambiente, tecnologia e bem-estar social, e exemplos de ações socioambientais efetivas no tratamento de resíduos, uso de energias renováveis e crescimento do segmento de veículos elétricos.

Na conferência, também serão abordados os incentivos governamentais para a produção sustentável, num painel que contará com a participação das secretarias de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e do Acre, e também de Porto Alegre. Iniciativas no campo e possibilidades de pensar o agronegócio sustentável também aparecem na mesa com a secretaria de Agricultura do Estado e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), organismo especializado em agricultura nas Américas.


Mercado de carbono em expansão



Os créditos de carbono desempenham um papel crucial nesse cenário, permitindo que as empresas compensem suas emissões investindo em projetos sustentáveis, ao mesmo tempo em que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono. O crédito é um valor estimado para a compensação equivalente a uma determinada emissão de gás poluente.

Quem tem áreas de mata nativa ou cultivadas, ou a produção de energia limpa, pode usar os créditos gerados para que empresas e indústrias (e até pessoas físicas) possam compensar suas pegadas de carbono e metano. Um crédito de carbono corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) retirada da atmosfera.

“Acreditamos que a 1ª Abcarbon Conference será um marco importante para impulsionar a adoção de práticas sustentáveis e a conscientização sobre os benefícios do mercado de créditos de carbono. Estamos entusiasmados em receber empresas e entidades comprometidas com a sustentabilidade e prontas para fazer a diferença”, ressalta Rita Ferrão.

Rita Ferrão, presidente da Abcarbon





Abcarbon Conference

Data: 1º de julho, das 9h às 17h

Local: Teatro Dante Barone, Assembleia Legislativa do Estado - Praça Marechal Deodoro, 101, Centro, Porto Alegre


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whats.png
bottom of page